Exposição: Gênesis – Ana Luzes
Ano: 2024
Projeto de Luz: Vitor Lorenção
Curadoria: Nataly Volcati
Fotos:Acervo pessoal
No próximo dia 16 (sábado), a Galeria Homero Massena, em Vitória, recebe a exposição “Gênesis: A CRIAção”, da artista visual Ana Luzes, com curadoria de Nataly Volcati. A exposição apresenta instalações fotográficas baseadas nas 7 etapas de criação do mundo, segundo o primeiro livro bíblico Gênesis. Ao registrar imagens que dialogam com sua realidade, a artista, moradora do bairro Santa Tereza e “cria” do Morro do Quadro, apresenta intervenções que se tornam fragmentos de um grande universo criativo dos bairros do Quadro, Cabral, Jesus de Nazareth, Inhanguetá e Grande Vitória, enfatizando suas vivências, manifestações culturais e resiliência em meio à desigualdade social.
Ao longo de 2024, Ana Luzes percorreu as comunidades, sem nunca chegar com a câmera à mão, optando primeiro por se inserir nos espaços que fotografaria, dialogando sobre arte e ouvindo as histórias dos moradores. Gênesis entende a favela como um ponto de criação, de fato um “nascimento” de ideias revelando a força estética e política presente nesses territórios. O “Cria” de favela, aquele que faz parte, nasceu e está inserido nesse espaço, faz de sua realização pessoal as formas de expressão que o abraçam. Realidades que atravessam as experiências de cada morador e os inspiram a criar universos capazes de transformar olhares, inovar e ressignificar toda a estética brasileira e capixaba.
“Gênesis é minha primeira exposição individual, mas me orgulho em saber que foi construída de forma coletiva com as pessoas envolvidas no projeto. É o início de uma trajetória que busca trazer as memórias das favelas capixabas para o olhar de outros públicos. Exibir essas experiências na Galeria Homero Massena, um espaço de referência para pautas políticas contemporâneas, reforça a presença da periferia no Centro Histórico de Vitória”, diz Ana Luzes
A exposição também conta com uma programação de oficinas educativas e formativas, visitas guiadas e bate-papo, oferecendo uma oportunidade única de interação entre o público e a artista.




