Detalhes

Exposição: A paixão mora no mistério
Artista: Liliana Sanches
Ano: 2025
Iluminação: Viotr Lorenção
Curadoria: Clara Sampaio


Sobre

A artista visual Liliana Sanches apresenta a exposição individual “A Paixão mora no Mistério”, no Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES), no Centro de Vitória.

A artista, que desenvolve seu trabalho de forma recorrente desde 2012, já participou de imersões como a Residência Coletiva Entre Nós, promovida pela OÁ Galeria (Vitória, 2019), e, recentemente, do Programa de Residência Artística da Luis Maluf Galeria de Arte (São Paulo, 2024). Sua mostra é um devaneio autoral romântico e consciente, que marca um salto de maturidade em sua carreira.

Com curadoria de Clara Sampaio e expografia da própria artista, a exposição reúne a produção recente de Liliana. Inspirando-se em cenários e situações teatrais, pitorescas, e expandindo a pintura em suportes como madeira e tecido, Liliana transita de forma fluida entre linguagens como pintura, colagem e instalação. Compõe um campo visual particular, ora explorando a delicadeza, ora evidenciando o vigor feminino ou marcando uma presença sexy e maternal, mas também se apropriando da arquitetura do museu e das nuances de cor, pela incidência da luz natural. São mais de 20 pinturas em acrílica e óleo em dimensões variadas — desde pequenos objetos em madeira até telas em grandes dimensões —, aliadas a técnicas mistas que envolvem texturas, sonoridades, transparências e colagens esculturais, e que consistem em obras mais experimentais.

Liliane se propõe a pensar o espaço do museu a partir de agrupamentos temáticos, dividida em ambientes como: “A última Cosmonauta”, “O Amor como Bússola” e “O Amor como estado de Graça” que revelam pinturas em pequenos, médios e grandes formatos, que se intercalam com objetos escultóricos e instalações sonoras. Para a exposição, a artista criou uma trilha musical específica, em parceria com o músico Arthur Benincá, e uma playlist exclusiva.

A mostra “A Paixão mora no Mistério” é realizada com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio da Secretaria da Cultura (Secult), para compor a agenda de exposições no MAES.


Fotos